Receba novidades

Av. Brasília, 7000
Londrina-PR | 86030-280
facebook youtube

Indusfrio - Cozinhas Profissionais

5 dicas para evitar acidentes em cozinhas industriais

Para garantir o sucesso e o bom andamento de seu restaurante, é preciso antes de tudo se atentar aos riscos que uma cozinha industrial oferece. Um simples deslize e descuido podem acarretar numa série de acidentes.

Mas qual seria a melhor maneira de prevenção dentro de uma cozinha industrial e como seguir as regras de segurança do trabalho, bem como os principais riscos a se evitar? Pensando nisso, preparamos dicas para evitar acidentes em cozinhas industriais, confira!


1-    Queimaduras
Pode-se dizer que a questão das queimaduras é um dos principais riscos no contexto de acidentes em cozinhas industriais. Desde o óleo quente em contato com a pele, até mesmo em utensílios ou panelas superaquecidas, infelizmente as queimaduras são bem comuns numa cozinha. Uma boa dica para evitá-las é usar equipamentos corretos para proteção, como luvas, por exemplo.

Outro fator de forte incidência é o modo incorreto de se acender o fogão. Ainda hoje, muitos funcionários utilizam palitos encharcados de álcool. Para evitar acidentes neste sentido, procure utilizar acendedores específicos para esta finalidade.


2-    Cortes
O manuseio equivocado de aparelhos e máquinas pode acarretar em cortes, o que além de ferir os empregados irá contaminar os alimentos. Para evitar este risco, é necessário também o uso de luvas de malha de aço, mais seguras, e que cobrem também os pulsos. O treinamento adequado do pessoal encarregado de trabalhar na cozinha é também fundamental para o bom andamento dos serviços.

Quanto às facas, é importante usá-las sempre no sentido oposto à mão e ao corpo quando se está cortando alimentos.


3-    Quedas
Outro item recorrente de acidentes numa cozinha industrial e restaurantes em geral é a questão das quedas. Basta um chão molhado para uma catástrofe anunciada. Muitas vezes, estes acidentes ocorrem devido aos respingos de frituras ou até mesmo ao chão molhado pela água da pia, depois de lavar louça, por exemplo.

Para evitar as quedas, escorregões, é importante que a equipe fique atenta aos respingos e derramamentos, secando imediatamente a superfície molhada. Outra boa dica é utilizar pisos antiderrapantes e planos. Pisos tortos, com buracos e irregulares são verdadeiros convites aos acidentes.


4-    Choque Elétrico
Acidentes com eletricidade também costumam ocorrer no ambiente da cozinha industrial. Além de checar sempre a instalação e fazer a manutenção correta da fiação, oriente os funcionários a jamais ligar aparelhos com pés e/ou mãos molhadas.


5-    Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s)
Todos estes riscos citados podem ser evitados com o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). São eles
 - Calçados e botas de segurança;
 - Aventais;
 - Máscaras;
 - Toucas;
 - Luvas de proteção (luvas de vaqueta para câmera fria, de vaqueta mista, vaqueta total, em malha de aço, anticorte com fios de aço, de látex, térmicas, nitrílicas, de PVC e de raspa). 

E você, que medidas toma para evitar acidentes no ambiente de trabalho? Compartilhe suas experiências nos comentários!
 



Receba novidades

Indusfrio Industria de Refrigeracao Ltda . CNPJ 77.704.120/0001-02
Desenvolvido por Studio Diip