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Indusfrio - Cozinhas Profissionais

Como surpreender no atendimento ao cliente do seu restaurante?

O atendimento ao cliente é, sem dúvidas, um dos pilares no que diz respeito à gestão de restaurantes. Principalmente no ramo de hotelaria, o viés da hospitalidade pode ser o fator determinante e o diferencial para que o sucesso do empreendimento em questão seja alcançado.

Quais características o atendimento ao cliente deve possuir para que a satisfação do cliente seja plena e ele não só queira retornar outras vezes, como também recomendar aos amigos e familiares? Quais fatores, além do profissionalismo, devem ser levados em conta no momento de atender os clientes e surpreendê-los? É sobre isso que falaremos no post de hoje, confira!


Supere expectativas
Algumas empresas fazem aquele chamado “arroz com feijão”, básico e efetivo, é verdade. Mas seria isso suficiente para encantar o cliente e sair do lugar comum? O ideal é ser sempre sincero na gestão de clientes, e jamais prometer mais do que poderá cumprir. Supere a expectativa do seu público desenvolvendo um trabalho profissional acima de tudo, certificando-se que está oferecendo o melhor, sempre.


Estude os concorrentes
Conhecer o atendimento dos seus concorrentes é um bom parâmetro para compreender as lacunas do mercado no que se refere ao atendimento de clientes. Fora isso, ao conhecer a maneira com a qual os concorrentes lidam com os clientes, você saberá exatamente onde deve atuar de maneira mais efetiva para superá-los, ganhando assim a sua simpatia e a excelência no serviço prestado. Sites como Trip Advisor, Kekanto e o próprio Google, que interagem com clientes que deixam opiniões, dicas e ideias a respeito dos locais que visitam e serviços que utilizam, podem dar pistas e diretrizes de como proceder para satisfazer o público do seu nicho.


Canal de atendimento
É fundamental criar um Serviço de Atendimento ao Consumidor e seguir as normas vigentes no Código de Defesa do Consumidor. Muito embora este seja um requisito básico e obrigatório, algumas empresas ainda negligenciam este ponto. Que tal investir no atendimento, de maneira diferenciada, por meio das redes sociais? Hoje em dia é nítido que Facebook, Twitter, entre outros canais, desempenham muito bem essa função de contato direto e quase que instantâneo com o cliente, otimizando assim a relação entre cliente e prestador de serviços. 


Sempre alerta
Estar sempre preparado para sanar dúvidas e resolver problemas é um diferencial no atendimento ao consumidor. Mantenha sua equipe bem treinada, em sintonia com o cliente e colocando-se no lugar dele, ou seja: empatia. Esta é uma característica que aproxima o público da empresa.  


Gentileza gera gentileza
Se falamos em hospitalidade, falamos de aconchego e carinho. Acolha seus hóspedes da melhor forma possível, e faça com que eles, mesmo que não fechem negócio num primeiro momento, sintam-se queridos e valorizados. Com certeza em outra oportunidade eles lembrarão da maneira com a qual foram recebidos e serão clientes em potencial.


Atenção e respeito
Uma das principais queixas no setor de atendimento é atribuída à falta de atenção e comprometimento com os clientes. É importante pensar que, ao invés de interromper a fala do cliente, é preciso ouvi-lo, com respeito e o máximo de atenção, sem fazer outras tarefas concomitantemente. 


O algo a mais
Para cativar, sensibilizar e conquistar clientes, é importante ter aquele algo a mais. E como fazer isso? Colocando a criatividade em prática. Pode ser um brinde, um serviço grátis, tudo isso tem o poder mágico de encantar as pessoas, fazer com que elas se sintam especiais e que se identifiquem com a empresa, sendo a melhor publicidade e propaganda que você poderá ter para seu negócio.

E você, como faz para surpreender seus clientes? Compartilhe sua experiência pelos comentários.



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