Receba novidades

Av. Brasília, 7000
Londrina-PR | 86030-280
facebook youtube

Indusfrio - Cozinhas Profissionais

Já pensou em dar dicas de harmonização em seu restaurante?

Sentir-se bem atendido e valorizado: além da boa comida e bebida, isto é o que busca grande parte dos clientes de um restaurante. Existem também outros diferenciais que podem agregar valor a seu estabelecimento, como por exemplo, ter dicas em seu cardápio sobre a harmonização entre pratos e bebidas.

Ainda não havia pensando sobre isso? Pois no post de hoje vamos ensinar tudo que você precisa saber para iniciar esta prática o quanto antes em seu estabelecimento! Acompanhe.


Como funciona a harmonização?
Harmonizar pratos com bebidas nada mais é que combinar todas as características que estes dois mundos apresentam. O objetivo é chegar no melhor resultando possível, agradando todos os sentidos envolvidos em uma refeição.

É possível criar harmonizações trabalhando com sabores similares ou opostos. Na harmonização de similares, por exemplo, é possível oferecer um vinho suave para o momento da sobremesa, afinal ambos possuem a doçura. Em contrapartida, ao oferecer um prato com um molho bem forte e cremoso, sirva um vinho seco e ácido.

Por isso, para quem está começando, uma dica simples é sempre lembrar de todos os elementos básicos presentes no prato e compará-los ao do vinho. Itens como doçura, amargor, acidez, quantidade de álcool… Tendo isto em mente, a combinação vai ficar mais fácil.


Combinações clássicas
Para tentar amenizar suas dúvidas, separamos alguns tipos de pratos com suas principais harmonizações. Este pode ser um começo para quem deseja iniciar a harmonização.

Carnes
Quanto mais intenso for o sabor do prato, mais intenso deve ser o vinho, afinal, um não pode se sobressair ao outro. Para carnes vermelhas de gado, coelho ou cordeiro, são indicados vinhos tintos como o Bordeaux ou Cabernet Sauvignon. No caso da carne de porco, prefira um vinho branco suave ou um tinto leve.

Já as aves pedem um vinho um pouco mais leve, de preferência os brancos secos.

Peixes e frutos do mar
Outro caso em que os vinhos brancos secos são bem-vindos por conta da suavidade do prato. Neste caso, quanto mais leve for o prato, mais leve deve ser o vinho branco. Caso o peixe tenha algum acompanhamento mais pesado, como batata ou molhos com creme de leite, o ideal é optar por brancos mais consistes e encorpados, como o Chardonnay.

Massas
Tudo vai depender do acompanhamento desta massa. Por exemplo, se for uma pizza com recheio um pouco mais pesado ou uma massa ao molho sugo, o tinto leve ou médio cai perfeitamente. Já se o acompanhamento forem frutos do mar, ofereça um branco leve como Sauvignon Blanc ou Pinot Grigio.

As sobremesas devem ser oferecidas com vinhos brancos suaves ou então, um delicioso vinho do porto, que é mais adocicado.


Harmonização com queijos
Um casamento que tem dado certo ao longo da história é o do queijo com o vinho. Os queijos podem servir como uma ótima entrada para os pratos de seu restaurante e vão fazer o maior sucesso quando combinados com os vinhos certos. Confira.

 - Queijos de pasta dura: provolone ou pecorino podem ser combinados com vinhos tintos marcantes ou também com espumantes secos e champanhe.
 - Média maturação: são os queijos prato, meia-cura e cheddar, perfeitos para combinar com vinhos tintos leves e levemente frutados, como o Grignolino ou Merlot.
 - Queijos de pasta mole: muçarela, muçarela de búfala, queijo minas frescal, queijo coalho ou brie combinam muito bem com vinhos mais suaves, brancos e de aroma leve, como Grego di Tufo e Chardonnay.
 - Queijos azuis: gorgonzola e roquefort devem ser servidos com vinhos tintos frisantes ou vinhos brancos aromáticos.

Quando são bem servidos e encontram uma experiência diferente, os clientes com certeza retornam com mais facilidade. Este pode ser o diferencial que você estava buscando! E lembre-se que em todo o país é possível fazer cursos profissionais de harmonização que podem capacitar toda a sua equipe para melhor atender aos clientes.

E então, o que achou destas dicas? Já havia pensando em criar um cardápio com sugestões de harmonização? Conte para gente nos comentários! 



Receba novidades

Indusfrio Industria de Refrigeracao Ltda . CNPJ 77.704.120/0001-02
Desenvolvido por Studio Diip