Receba novidades

Av. Brasília, 7000
Londrina-PR | 86030-280
facebook youtube

Indusfrio - Cozinhas Profissionais

Entenda a importância de fidelizar os clientes

A lealdade do cliente pode ser definida como a predisposição em comprar seus produtos ou serviços, mesmo com o excesso de concorrência e ofertas disponíveis no mercado. Ela é o estado da arte no que diz respeito ao relacionamento. Todo empresário quer fidelizar clientes, mas nem todos conseguem: não é tarefa fácil.

Além de manter e aumentar os resultados de vendas, existem outras razões para trabalhar ações de marketing e relacionamento que ajudam a fidelizar consumidores. E á justamente sobre isso que vamos falar neste post. Acompanhe!


Clientes fiéis são uma mina de ouro
Quando as pessoas pensam no marketing de uma forma geral, tendem a se concentrar em atividades orientadas para atrair novos clientes. Esquecem que, ao expandir o negócio, a base de clientes, ou seja, aqueles que já foram conquistados, é o pilar do empreendimento. Os clientes são minas de ouro que devem ser aproveitadas, pois é muito mais barato mantê-los ativos e satisfeitos, inclusive para que propaguem a boa reputação da marca aos seus pares, do que conquistar novos.

É só pensar no esforço que se faz para conquistar um novo cliente – reuniões, o tempo dos vendedores, o investimento em marketing e propaganda etc. –  e comparar com o que pode ser feito para se relacionar com aqueles que já foram conquistados para perceber o quanto é mais fácil e barato fidelizar clientes.


Clientes fiéis são defensores da marca

Um cliente satisfeito tende a comprar mais e a espalhar as mensagens da empresa para amigos e familiares. Conforme a natureza do negócio, este boca a boca é fundamental, pois os consumidores se sentem confiantes para comprar quando pessoas de sua confiança recomendam.

É importante, portanto, trabalhar o engajamento do cliente com a empresa e oferecer incentivos para que ele aumente seu volume de compras e também propague a boa reputação dos produtos e serviços que a empresa produz e comercializa. Aí entram programas de fidelização, recompensas, uma boa estratégia de comunicação e relacionamento etc.


Cliente fiéis ajudam na sustentabilidade do negócio

Uma empresa é um organismo vivo. Ela precisa crescer, se desenvolver, evoluir e estar em constante movimento de exploração de suas potencialidades para cumprir sua missão de negócio. Em suma, ela precisa ser sustentável.

Para que o negócio seja sustentável, é preciso que ele se mantenha competitivo, ou seja, que se mantenha vivo no mercado, sempre em busca de uma posição de conforto. É aí que a fidelização de clientes é fundamental. Ao ter clientes que sempre compram e contribuem para colocá-la no topo das preferências entre seus concorrentes, as empresas se fortalecem, se mantêm sustentáveis.


4 dicas para fidelizar clientes

A seguir, veja algumas dicas para iniciar uma cultura de fidelização de clientes na sua empresa.

1 – Conheça os seus clientes
É preciso conhecer verdadeiramente a base de clientes. Para isso, é importante ter uma boa ferramenta de CRM, que ajude a segmentar a base e possa ser alimentada com informações sobre cada cliente e o desenrolar do relacionamento.

2 – Crie vínculos emocionais com seus clientes
Ninguém se mantém leal diante da apatia. É preciso mostrar aos seus clientes que eles são importantes para o seu negócio. Como se faz isso? Existem inúmeras formas. Uma boa estratégia de comunicação, surpresas e ofertas exclusivas, reconhecimento público etc.

3 – Estabeleça diálogo com seus clientes
Acabou a era da comunicação unilateral. As pessoas querem – e podem – interagir com as marcas. Por isso, é importante criar canais de comunicação que facilitem o diálogo. E mais: é preciso ter uma atuação ativa nos canais que não são controláveis, como as redes sociais, por exemplo. Não há escolha, as pessoas falarão da sua marca nas redes sociais. O que e como elas falarão será definido pela sua atuação, a rapidez com que você dará respostas e o que oferecerá para que elas se engajem e propaguem os valores e a reputação da marca.

4 – Ofereça vantagens reais
O que eu ganho para me manter fiel à sua empresa? Basicamente, é isso que os clientes perguntam inconscientemente o tempo todo.

O que você pode oferecer para que as pessoas voltem a comprar sempre? As recompensas podem ser tangíveis (descontos, ofertas em primeira mão etc.) ou intangíveis (status, acolhimento, bom relacionamento etc.).

Os clientes ativos devem ser conquistados todos os dias. Ainda mais em tempos em que a concorrência está a um clique – uma pesquisa no Google basta para que seu cliente se sinta tentado a mudar de marca. O sucesso e a sustentabilidade do negócio, portanto, está cada vez mais atrelado à fidelidade dos clientes.

Sua empresa já conta com uma estratégia de fidelização de clientes? Deixe sua opinião nos comentários!



Receba novidades

Indusfrio Industria de Refrigeracao Ltda . CNPJ 77.704.120/0001-02
Desenvolvido por Studio Diip