Receba novidades

Av. Brasília, 7000
Londrina-PR | 86030-280
facebook youtube

Indusfrio - Cozinhas Profissionais

Como gastar menos água em seu restaurante?

Diante da gravidade da crise hídrica no Sudeste do país, proprietários de bares e restaurantes vêm procurando medidas para reduzir o consumo de água em seus estabelecimentos. De acordo com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), estes estão entre os negócios que mais terão prejuízos com a crise hídrica. A água em bares e restaurantes é um insumo imprescindível para a lavagem de alimentos, utensílios de cozinha, equipamentos, pisos, e banheiros, bem como para o preparo dos alimentos. O correto gerenciamento deste bem contribui para a redução das despesas, dos desperdícios, e também como exemplo tanto para clientes quanto para funcionários. Confira nossas dicas para reduzir o consumo no seu estabelecimento:


1. Mudanças nas rotinas de limpeza
Algumas alterações nos procedimentos de higiene do seu estabelecimento podem contribuir para a redução do consumo. Procure, na medida do possível, reduzir o tempo entre as lavagens da fachada, e utilizar panos úmidos e baldes com água ao invés de jatos de água. A higienização do piso é imprescindível para estabelecimentos alimentícios, e também pode ser mais econômica com a utilização de baldes e esfregões.


2. Utilização de equipamentos economizadores
Realize um estudo da viabilidade de adoção de equipamentos hidráulicos economizadores, como torneiras automáticas com funcionamento sensorial e descargas de duplo fluxo nos vasos sanitários. Nas cozinhas, a existência de pias duplas, uma para ensaboar, outra para a lavagem, também contribui para a economia de água.


3. Medidas para o reaproveitamento de água da chuva
Diversos estabelecimentos já vêm adotando soluções para a coleta de água da chuva, que pode ser utilizada para a limpeza de pisos e sanitários. Os sistemas para reuso de água podem ser simples, através de cisternas ou reservatórios a serem instalados na área externa, ou integrando a área de captação da cobertura à rede hidráulica do estabelecimento.


4. Mudanças nas rotinas de cozinha
Mudanças simples nas rotinas da cozinha do bar ou restaurante podem significar grandes economias mensais de água. Alguns exemplos são a utilização de bacias para a lavagem de frutas, verduras e legumes, a compra de alimentos em boas condições higiênicas e a utilização de detergentes e produtos de limpeza que produzam menos espuma. A máquina de lavar louças também gera um consumo de água que pode ser reduzido caso esta seja acionada somente quando estiver cheia. 


5. Alterações no cardápio
Se possível, realize uma revisão no cardápio do seu estabelecimento, de forma a eliminar determinados pratos que exigem maior uso de água para o preparo, como massas e sopas. 


6. Conscientização e treinamento
Uma das principais medidas a serem adotadas pelos proprietários de estabelecimentos alimentícios, a conscientização dos colaboradores contribui não somente para a redução do consumo no local de trabalho, mas também em suas residências. Proprietários e chefs de cozinha podem atuar como formadores de opinião para sua equipe através de reuniões para discutir formas de economia. Cartazes e adesivos também são uma boa forma de conscientização, não somente da equipe, mas também dos clientes do estabelecimento. Procure informá-los das medidas que estão sendo tomadas no funcionamento do seu bar e restaurante e convidá-los a participar deste esforço. Restaurantes self-service podem, por exemplo, incentivar que os clientes utilizem apenas um prato para realizar sua refeição, evitando uma maior necessidade de lavagem de louça.

Como grandes consumidores deste bem, os estabelecimentos alimentícios devem assumir a responsabilidade na economia de água, e incentivar que as pessoas que os frequentam façam o mesmo em suas casas. Gostou das dicas? Seu restaurante já adotou alguma destas medidas? Conte para a gente nos comentários!



Receba novidades

Indusfrio Industria de Refrigeracao Ltda . CNPJ 77.704.120/0001-02
Desenvolvido por Studio Diip