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Indusfrio - Cozinhas Profissionais

Devo anunciar meu restaurante em sites de compra coletiva?

Diariamente, sites de compra coletiva oferecem ofertas que já provaram ser populares entre consumidores. Os descontos costumam ser dos mais variados: desde lojas de roupas, spas, teatros, shows, até restaurantes, em especial.

O segredo do sucesso dos sites de compra coletiva é bem simples de ser decifrado, afinal, o que é mais atrativo: um rodizio de pizzas por R$50, ou o mesmo serviço com um desconto de 40%?

O público ama descontos, principalmente os que oferecem a oportunidade de conhecer um novo estabelecimento, ou visitar um lugar que já conheciam de ouvir falar, mas que não poderiam visitar se não fosse a promoção. No entanto, fica a pergunta: para os donos de restaurantes, é vantajoso usar este tipo de site?


As vantagens e desvantagens
Sites de compra coletiva têm suas vantagens e desvantagens, e é preciso conhecê-las antes de decidir se algo é bom ou não para o seu negócio. Conheça os prós e os contras:

Prós
1. Atrai novos clientes
Eis um fato: você realmente consegue alcançar novos clientes, principalmente aqueles que estão buscando por boas ofertas.

2. Promove o seu negócio
O anúncio do seu restaurante em um site de compra coletíva pode ser a oportunidade de você introduzi-lo a consumidores que não estão familiarizados com o seu estabelecimento. Aliás, toda a ideia por trás de um anúncio desse tipo é de que os consumidores vão conhecer o “novo” restaurante, e vão gostar tanto que se sentirão propensos a retornar ao estabelecimento – e quem sabe até promovê-lo entre os amigos.

3. Ajuda na saída de um prato que de outra forma não seria tão pedido
Quando, em seu cardápio, você tem itens que não são tão requisitados assim, você pode usar sites de compras coletivas para impulsioná-los. Por exemplo, um cliente normal já poderia estar interessado em determinada receita, mas ainda não ter pedido por conta do preço. O desconto pode ser uma oportunidade de convencê-lo.

4. Ajuda a construir relações e a melhorar o seu serviço de atendimento
A promoção é o primeiro passo para que o cliente chegue ao seu restaurante. Mas para que ele continue visitando o estabelecimento, você terá de aprimorar o serviço de atendimento para criar uma relação duradoura com o consumidor.

Contras
1. As promoções atraem muitos “caça-descontos”
A base de consumidores dos sites de compra coletiva é feita, em sua maioria, de pessoas que apenas estão interessadas em descontos, e que não se inclinariam a comprar algo pelo seu real valor.

2. Pode diminuir o valor de uma marca
Um aspecto negativo dos sites de compras coletivas é que as promoções podem repercutir no serviço do estabelecimento, ou seja, ela torna os clientes mais sensíveis aos preços. Quando um consumidor consegue algo a um preço muito baixo em seu restaurante, ele pode ficar menos inclinado a pagar o preço total para o mesmo serviço no futuro.

3. Não necessariamente vai gerar visitantes repetitivos
A taxa de conversão para clientes que conheceram um estabelecimento em sites de compra coletiva não costuma ser muito alta. Você tem grandes chances de não voltar a ver o cliente que chegou em seu restaurante por meio da oferta, a não ser que você continue anunciando cupons de desconto.

4. Existem melhores formas de promoção
Embora os sites de compra coletiva tenham as suas vantagens, existem formas de se fazer promoções parecidas na internet. Por exemplo, você pode oferecer um desconto em sua página de Facebook, e da mesma forma atrair novos clientes. Aliás, neste exemplo você tem a chance de engajar até mesmo os clientes já existentes!

Como deu para perceber, existem os prós e os contras. Optar ou não por divulgar o seu restaurante vai depender da estratégia do seu negócio. Mas se você decidir anunciar, separamos algumas dicas para que você tenha o melhor resultado!


 Como montar uma oferta “apetitosa” para os sites de compras?

1. Tenha um objetivo claro para a sua promoção
É importante definir o que você deseja alcançar antes de definir o que você vai oferecer. Portanto, trace o seu objetivo! Seja aumentar a lista de clientes, equilibrar a demanda nos períodos de baixa procura, anunciar novidades ou gerar divulgação em torno da sua marca, é preciso ter isso claro antes de lançar a oferta.

2. Planeje-se
Depois de decidir o foco da sua oferta, verifique as condições em que ela deve ser anunciada, levando em consideração o número de compradores de acordo com o que você pode atender, os horários que você tem livre para atender a demanda esperada e as melhores datas.

3- Tenha um bom plano upsell
Quando estiver com o cliente em sua frente, use a oportunidade para mostrar tudo o que você tem para oferecer. Não cometa o erro de tratar esses clientes como visitantes que só vieram pela oferta: convença-os de que o seu restaurante pode fazer mais por eles, e dê motivos para que eles retornem. Não é porque eles vieram pelo desconto, que eles não estarão dispostos a experimentar alguns adicionais.

Gostou das dicas? Acha que vale a pena anunciar um restaurante em sites de compra coletiva? Conte para a gente!



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