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7 motivos para ter uma franquia de alimentação

Comprar uma franquia tem sido, em meio a uma crise econômica ainda sem contornos bem delineados, uma boa opção para empreendedores. Isto porque configuram, em geral, investimento mais seguro e com diversas faixas de preço para todo tipo de orçamento. Se você também anda observando este movimento e tem vontade de investir, mas não sabe direito no quê, confira as dicas abaixo e considere o setor da alimentação para seu negócio.

7 motivos para ter uma franquia de alimentação 

1- Menos riscos

Isso vale para franquias de uma forma geral. Com um mercado menos aquecido, é mais seguro investir em uma marca já consolidada no mercado, reconhecida pelo público e com um modelo de negócio determinado. O franqueado pode contar com o apoio do franqueador, que já possui um plano de expansão e conhece o perfil dos clientes de seus produtos, além de deter informações sobre o processo de produção, distribuição e venda dos produtos. O mesmo vale para a inteligência sobre estratégias de concorrentes, custo de instalação, escolha do ponto de venda e outros dados valiosos para a gestão da empresa.

 2- Todo mundo precisa comer 

Pode parecer óbvio, mas é um fato. Mesmo no auge da crise, as pessoas ainda têm que se alimentar, e por um motivo ou outro, o fazem fora de casa. O tipo de alimentação é que muda de acordo com o local, renda, cultura. Aí cabe uma pesquisa para conhecer melhor o mercado onde você deseja implementar sua franquia de alimentação. Não se esqueça de ponderar fatores culturais, climáticos e o perfil da clientela.

3- Tem espaço para muitos 

O setor de alimentação é razoavelmente variado. Basta pensar, por exemplo, nas praças de alimentação de shopping. São várias opções, entre lanchonete, restaurante, quiosque, bar. Fora de centros comerciais, também é possível diversificar por ramos como padaria, pizzaria, açougue, peixaria, frutaria. Não esqueça de avaliar a concorrência para produtos substitutos.

4- Menor custo com publicidade 

Pense assim: se você fosse abrir um restaurante autoral, novo, com uma marca desconhecida, teria que fazer grandes investimentos para que sua clientela soubesse do que se trata, que tipo de comida você serve, qual a faixa de preço, etc. Esse problema não existe quando se adquire uma franquia, pois as marcas consolidadas carregam com elas o reconhecimento do público, que já está familiarizado com redes nacionais e até mundiais. 

5- Conhecimento dos processos 

Então digamos que o seu sonho mesmo é abrir o próprio restaurante, com seu nome, os pratos que você mais gosta, num ambiente que você já sabe exatamente como é…Bom, é um plano arriscado. Ter uma franquia de alimentação pode te ajudar a amadurecer essa ideia. Além disso, você vai ficar por dentro dos processos, normas técnicas e todos os detalhes sobre um negócio em alimentação, o que vai te dar mais segurança e conhecimento para abrir sua marca própria. 

6- Bem-vindo ao interior! 

Você deseja abrir sua empresa em alguma cidade do interior do Brasil? Alimentação é o setor certo para isso. Várias franquias têm interesse em expandir suas operações para cidades do interior que possuem elevado número de habitantes. Pizzarias e pastelarias são bons exemplos, pois oferecem produtos que são geralmente bem recebidos em todas as regiões do país. 

7- Lucratividade garantida 

As franquias de alimentação são as que mais faturam no franchising. Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em parceria com a ECD, consultoria especializada em food service, indicou que as lojas dessa área ganham, em média, R$ 186 mil por mês. As unidades especializadas em sanduíches faturam até R$ 340 mil.

E você, já sabe qual franquia de alimentação vai abrir? Conte para gente nos comentários!




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