Receba novidades

Av. Brasília, 7000
Londrina-PR | 86030-280
facebook youtube

Indusfrio - Cozinhas Profissionais

O que é preciso para trabalhar em uma cozinha industrial?

O primeiro ingrediente para trabalhar numa cozinha industrial é, sem sombra de dúvidas, o talento. Com ele, os olhos brilham e há mais garra para se obter resultados e fazer um bom trabalho. Mas é preciso ir além da vocação: se especializar tanto para ser percebido e aceito no mercado de trabalho quanto para se destacar e crescer na carreira é essencial.

Há alguns caminhos que podem levar uma pessoa a trabalhar na área, mas o melhor deles é o conhecimento. Neste post, vamos falar sobre formação e cursos complementares para profissionais que querem atuar em cozinhas industriais. Acompanhe!

Formação para atuar em cozinha industrial
Os profissionais que querem atuar de forma profissionalizada, almejando uma carreira de sucesso, devem buscar uma formação na área. Entre as formações mais comuns estão estas duas:

Gastronomia
É um curso de graduação, regular, com duração mínima de 3 anos, que dá ao aluno noções bem fundamentadas de gastronomia em geral. Também há cursos técnicos – com durações menores. É preciso verificar a ênfase do curso, que pode ser, por exemplo, cozinha francesa ou tipicamente brasileira, ou então uma mescla de várias correntes culinárias.

Nutrição
O nutricionista é o profissional responsável por aliar gastronomia e saúde. É o profissional que está sempre presente nas cozinhas industriais, por exigência legislativa, mas também porque seu trabalho é ajudar a balancear sabor e qualidade de vida.

Para estas duas formações, há inúmeras pós-graduações, que podem direcionar melhor a carreira, elevando o profissional a um nível de especialista.

Cursos de complementação e profissionalizantes
Para os profissionais que já são formados ou que estão iniciando na carreira e não querem partir logo para uma graduação, existem cursos de complementação. A seguir, veja algumas dicas:

Curso de auxiliar de cozinha
Como o próprio nome diz, o auxiliar de cozinha fica à disposição do chef para ajudá-lo no que for necessário. Num curso, este profissional terá noções básicas do funcionamento de uma cozinha industrial e saberá como pode trabalhar para ajudar a mantê-la em funcionamento.

Há cursos rápidos, com duração de seis meses em instituições como Senac, por exemplo.

Curso de cozinheiro industrial
O cozinheiro industrial é aquele que põe a mão na massa. Há inúmeras variações na grade curricular de um curso de cozinheiro industrial, porém, de modo geral, as instituições que o oferecem ensinam a dimensionar porções, criar cardápios, além de noções básicas de nutrição e gastronomia. A duração varia, mas em média é de seis meses a um ano.

Os cursos técnicos trazem uma formação mais rápida, porém a preparação tem ênfase maior no operacional. Já a graduação e as especializações também dão noções de empreendedorismo e gestão de negócios.

Para trabalhar em cozinha industrial, é preciso sempre se reciclar, conhecer novas tendências, novas ferramentas, novas receitas. Por isso, se você quer atuar na área, viaje, faça cursos fora, visite colegas de profissão e mantenha-se sempre atualizado.

Você gostou destas dicas? Tem vontade de trabalhar em uma cozinha industrial?Conte pra gente pelos comentários.
 



Receba novidades

Indusfrio Industria de Refrigeracao Ltda . CNPJ 77.704.120/0001-02
Desenvolvido por Studio Diip