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Indusfrio - Cozinhas Profissionais

Diversificar o cardápio ou mantê-lo mais especializado?

Uma das preocupações de todo empreendedor do ramo de alimentação, restaurantes, lanchonetes, serviços delivery ,é com o equilíbrio entre as opções oferecidas aos clientes. Vale a pena diversificar o cardápio ou é melhor atuar com poucos pratos, oferecendo um serviço mais especializado?

Não existe uma regra. Cada negócio possui suas particularidades, especialmente no que diz respeito ao público alvo, então cabe ao empreendedor adaptar-se da melhor maneira possível. Pensando nisso, montamos uma lista de vantagens e desvantagens na escolha de diversificar o cardápio para ajudar você a perceber, analisando seu próprio universo de atuação, o que se encaixa na sua realidade. Confira.


Cardápio mais reduzido
Atuar com poucos itens no cardápio é um desafio, pois implica na criação de uma reputação de especialista, autoridade. E isso não se constrói da noite para o dia, é preciso muito investimento em diferenciação de receitas e atendimento, mas também em comunicação e marketing. É preciso criar uma aura de “o melhor prato X da cidade”.

Ao se chegar neste patamar: excelente! Quando o público reconhece essa característica no estabelecimento, o trabalho é focado em manter a satisfação do cliente.

Outro ponto positivo do cardápio especializado diz respeito às compras. Ao focar em determinados ingredientes, ganha-se muito mais tempo para fazer negociações e conseguir melhores preços, diminuindo os custos e ganhando margem de lucro.  


Cardápio diversificado
Ao oferecer um cardápio diversificado, o estabelecimento amplia sua capacidade de receber públicos diferenciados. Além disso, também pode trabalhar com ofertas e promoções focadas em determinados pratos para atrair movimento, estratégia que fica um tanto quanto difícil quando se trabalha com poucas opções.

Outro ponto positivo na diversificação do cardápio é a diminuição da preocupação com matéria prima. Imagine que o negócio trabalhe com apenas cinco pratos e todos eles sejam feitos com camarão: a falta do fornecimento será uma grande dor de cabeça. Isso não acontece quando se atua com diferentes pratos, feitos com ingredientes e matérias primas diversos.  

Mas nem tudo são vantagens. Há o risco de alguns pratos terem pouca saída, o que pode acarretar em estoques parados e até perdas de ingredientes por não utilização. Outro ponto que pode ser desfavorável é também a imagem de pouco especializada que a empresa pode assumir ao atender diversos públicos e gostos e não ser reconhecida como expert em determinado tipo de comida.

Por isso, a escolha entre diversificar ou tornar o cardápio mais enxuto deve ser calcada no posicionamento do estabelecimento, na estratégia de mercado e na análise da concorrência. Também é essencial fazer uma pesquisa com o público, entender os anseios e necessidades dos seus clientes, bem como as oportunidades de atuação e expectativas dos consumidores. Com essas informações em mãos, a decisão se torna natural e os resultados certeiros.

E você? Em seu restaurante prefere trabalhar com um cardápio diversificado ou mais especializado? Deixe um comentário!



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